ACORDO DE MEMBROE DEABERTURA DE CONTA CARTÃO TIPO
A Conta Cartão Tipo é uma estrutura depositária de moeda eletrónica corporizada numa conta VISA identificada através de 16 dígitos Visa únicos, data de validade e valores CVV e CVV2, equivalente aos Fundos Disponíveis, gerida pelo NOVO BANCO S.A., com sede na Avenida da Liberdade, nº195, em Lisboa.A Conta Cartão Tipo pode ser movimentada através do Cartão Tipo – cujos termos e condições gerais de utilização constam nas "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos", – ou através de computador pessoal no site cartaotipo.novobanco.pt, dos quais constitui a respetiva memória remota de unidades monetárias eletrónicas.A abertura e utilização da Conta Cartão Tipo pressupõem o conhecimento, a aceitação e cumprimento do seguinte "Acordo de Membro e de Abertura de Conta Cartão Tipo":
1. DefiniçõesPara efeitos das presentes "Condições Gerais" as expressões seguintes significam: (a) Cartão Tipo: cartão VISA Electron emitido pelo NOVO BANCO, S.A. em conformidade com o previsto nas "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos", e que permite ao respetivo titular efetuar operações de débito até ao limite dos Fundos Disponíveis, para pagamento de bens e serviços em estabelecimentos, nacionais e estrangeiros, aderentes ao sistema VISA; (b) Membro Cartão Tipo: pessoa singular registada no site cartaotipo.novobanco.pt nos termos e condições nele previstas, que aceita os termos do presente Acordo, os "Termos e Condições de Utilização do Site" e a respetiva "Política de Privacidade; (c) Conta Suporte Eletrónico: conta de depósito à ordem criada pelo novobanco, onde são armazenados em suporte eletrónico os fundos que permitem a realização de operações de débito associadas à utilização do Cartão Tipo; (d) Conta Cartão Tipo: conta VISA identificada através de 16 dígitos Visa únicos, data de validade e valores CVV e CVV2, equivalente aos Fundos Disponíveis; (e) Fundos Disponíveis: montante em Euros disponível em cada momento na Conta Cartão Tipo e que pode ser utilizado na aquisição de bens e serviços em todos os estabelecimentos e ATM's, nacionais e estrangeiros, aderentes ao sistema VISA; (f) Provisionamento: transferência de fundos para a Conta Suporte Eletrónico ou entre Contas Cartão Tipo através de créditos decorrentes de transferências interbancárias, em resultado de créditos resultantes da participação do Titular em programas de incentivos ou mediante utilização do Cartão Tipo no site cartaotipo.novobanco.pt; (g) Saldo da Conta Cartão Tipo: diferença entre os saques e provisionamentos da Conta Cartão Tipo; (h) Vantagens Cartão Tipo: conjunto de funcionalidades, conteúdos, acessos, programas, incentivos e atividades - desenvolvidas pelo novobanco ou por Parceiros, divulgadas no site cartaotipo.novobanco.pt.
2. ObjetoO presente Acordo tem por objeto regular as condições de atribuição da qualidade de Membro Cartão Tipo.
3. Atribuição da qualidade de Membro Cartão Tipo3.1. Só serão considerados Membros Cartão Tipo, as pessoas singulares registadas no site cartaotipo.novobanco.pt, que tenham confirmado o conhecimento dos termos do presente Acordo e o tenham aceite.3.2. Mediante a adesão ao presente Acordo os Membros Cartão Tipo confirmam também o conhecimento e a aceitação dos "Termos e Condições de Utilização do Site", da respetiva "Política de Privacidade", das "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos", bem como de quaisquer modificações que lhes sejam introduzidas. 3.3. O novobanco reserva-se no direito de retirar a qualidade de Membro Cartão Tipo caso se revelem incorretos os dados relativos ao nome, morada e endereço de e-mail, ou caso o Membro Cartão Tipo não cumpra o disposto no presente Acordo e nos "Termos e Condições de Utilização do Site" ou ainda no caso do Membro Cartão Tipo ser menor de idade, a pedido de quem exercer o respetivo poder paternal. 3.4. Caso a qualidade de Membro Cartão Tipo seja retirada, será imediatamente vedado o acesso à Conta Cartão Tipo, inibida a utilização do Cartão Tipo, se existir, e a plena utilização do site cartaotipo.novobanco.pt e recusado o pedido de abertura de qualquer nova Conta Cartão Tipo.
4. Abertura da Conta Cartão Tipo 4.1. Após ter concluído o processo de registo e de este ter sido aprovado, será criada uma Conta Cartão Tipo em nome do Membro Cartão Tipo e atribuído um Cartão Tipo, a outorgar nos termos das "Condições Gerais de Utilização dos Cartões pré-pagos". 4.2. Caso não deseje possuir um Cartão Tipo o Membro indicará expressamente, no momento do registo, que não deseja que o mesmo seja emitido e lhe seja enviado. 4.3. Em simultâneo com a criação da Conta Cartão Tipo será o Membro Cartão Tipo informado do respetivo número e data de validade, ficando a partir desse momento obrigado a não abrir outras Contas Cartão Tipo. 4.4. Com a abertura da Conta Cartão Tipo o Membro Cartão Tipo deverá escolher a sua password de que dependerá no futuro a respetiva identificação de cada vez que aceder ao site cartaotipo.novobanco.pt. 4.5. Sem prejuízo das limitações e restrições referidas no presente Acordo, a partir da criação da Conta Cartão Tipo as Vantagens Cartão Tipo ficarão integralmente à disposição do Membro Cartão Tipo. 4.6. A abertura da Conta Cartão Tipo fica dependente da verificação cumulativa dos seguintes requisitos: (1) conclusão com sucesso do processo de registo e respetiva aprovação nos termos do ponto 4.1 do presente Acordo; (2) apresentação do bilhete de identidade num balcão do novobanco; (3) aceitação com assinatura das condições gerais de prestação do serviço Cartão Tipo consubstanciado no presente Acordo e nas "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos", se existir.
5. Utilização da Conta Cartão Tipo 5.1. A consulta e movimentação da Conta Cartão Tipo através do site cartaotipo.novobanco.pt depende de um endereço de correio eletrónico e de uma password, sendo o Membro Cartão Tipo consequentemente responsável pela segurança e confidencialidade da mesma. 5.2. O Membro Cartão Tipo é responsável por todas as instruções enviadas ao novobanco que sejam efetuadas mediante a correta introdução do seu endereço de correio eletrónico e da password, independentemente de ser, ou não, o seu autor. 5.3. Os Fundos Disponíveis da Conta Cartão Tipo não vencem juros e só podem ser usados em conformidade com as disposições do presente Acordo. 5.4. Os movimentos referidos no número anterior não podem ser invertidos sob pena do novobanco poder debitar ao cartão um montante equivalente ao dos fundos revertidos e, se necessário, encerrar a Conta Cartão Tipo. 5.5. Os movimentos a débito da Conta Cartão Tipo efetuados em moeda diferente do Euro serão convertidos para esta moeda à taxa de câmbio da Visa Internacional. 5.6. A Conta Cartão Tipo pode ser usada na aquisição de bens e serviços em estabelecimentos comerciais da rede VISA, mediante comunicação do respetivo número no caso de se tratar de transações realizadas através da Internet, podendo o novobanco excluir alguns deles, designadamente quando aceitem converter saldos em moeda. 5.7. Ao montante correspondente a cada transação efetuada com base na Conta Cartão Tipo poderão acrescer taxas ou comissões cobradas por terceiros, bem como impostos, cujo valor será debitado na Conta Cartão Tipo. 5.8. A atualização do Saldo da Conta Cartão Tipo, em função dos movimentos a crédito e a débito, pode apenas ocorrer no dia útil seguinte ao da transação, pelo que o Saldo pode não corresponder aos Fundos Disponíveis. 5.9. No caso do estabelecimento comercial solicitar autorização para a utilização da Conta Cartão Tipo poderão ocorrer divergências entre o montante e tempo em que os fundos são cativados e usados para o efeito. 5.10. Em resultado dos números 8 e 9 anteriores, poderão ocorrer situações de redução temporária do Saldo da Conta Cartão Tipo pelas quais o novobanco não pode ser considerado responsável. 5.11. O novobanco não é responsável pelo pagamento de quaisquer transações que excedam o Saldo e os Fundos Disponíveis na Conta Cartão Tipo durante o período em que não se estabilizam as atualizações. 5.12. Se, por qualquer razão, o valor de uma transação exceder o Saldo e os Fundos Disponíveis na Conta Cartão Tipo o movimento será recusado e, se por qualquer razão o não for, o Membro Cartão Tipo será responsável pela sua reconstituição do Saldo e pelos encargos inerentes. 5.13. Se, por qualquer razão, o valor de uma transação exceder o Saldo ou os Fundos Disponíveis na Conta Cartão Tipo, sem prejuízo do disposto no número anterior, o novobanco reserva-se o direito de cancelar a Conta Cartão Tipo. 5.14. Os menores não devem usar a Conta Cartão Tipo para a aquisição de produtos de bebidas alcoólicas, material pornográfico, tabaco, ou quaisquer outros bens ou serviços que o novobanco entenda não deverem ser adquiridos por menores. 5.15. Qualquer tentativa de transação efetuada pelo Membro Cartão Tipo em incumprimento do disposto no número anterior poderá ser bloqueada pelo novobanco, caso em que não será possível efetuar o respetivo pagamento através da Conta Cartão Tipo. 5.16. A Conta Cartão Tipo que não apresente qualquer Saldo poderá a qualquer momento ser cancelada a pedido do Membro Cartão Tipo, pedido que o novobanco se reserva o direito de confirmar. 5.17. Quaisquer disponibilidades monetárias que permaneçam na Conta Cartão Tipo depois de a mesma ter sido cancelada serão devolvidos ao respetivo Titular mediante transferência referente ao valor correspondente, comportando o Titular o custo de 5 euros para efeitos de portes e despesas administrativas.
6. Frequência das transferências6.1. Sem prejuízo dos limites impostos pelo Saldo e pelos Fundos Disponíveis, não existem restrições ao número ou à frequência dos movimentos que o Membro Cartão Tipo poderá realizar, nem quanto ao montante de cada operação.6.2. O novobanco pode, verificadas certas circunstâncias e durante um período de tempo específico, limitar o número de transferências que podem ser efetuadas, mediante prévia informação do Membro Cartão Tipo.6.3. O novobanco pode adiar ou interromper qualquer pagamento ou transferência se tiverem razões para suspeitar que tal pagamento ou transferência tem uma natureza fraudulenta.6.4. Nas circunstâncias previstas no número anterior, o novobanco envidarão os seus melhores esforços no sentido de se certificarem sobre a autenticidade e segurança da transferência.
7. Contas Inativas 7.1. A Conta Cartão Tipo será considerada inativa sempre que o Membro Cartão Tipo não efetue transações ou atualizações do respetivo perfil durante um período de três meses consecutivos. 7.2. O novobanco reserva-se o direito de cobrar por débito na Conta Cartão Tipo uma taxa de manutenção mensal no montante de 1 Euro pelo período em que a conta estiver inativa até que ocorra qualquer reativação, cancelamento ou fim de validade. 7.3. A Conta Cartão Tipo será automaticamente reativada se ocorrerem, até ao fim da respetiva validade, quaisquer transações ou atualizações do perfil de Membro.
8. Utilização da Conta Cartão Tipo 8.1. No caso de ser tentada qualquer transação em incumprimento do presente Acordo ou das "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos", o novobanco reserva-se no direito de impedir a utilização da Conta Cartão Tipo. 8.2. Em caso de incumprimento do presente Acordo por parte do Membro Cartão Tipo, o novobanco reserva-se o direito de cancelar o Cartão Tipo, se atribuído, caso em que o presente Acordo se considerará automaticamente rescindido. 8.3. As instruções ou ordens transmitidas pelo Membro Cartão Tipo produzirão efeitos jurídicos plenos, não podendo o Membro Cartão Tipo alegar a falta de assinatura para o incumprimento das obrigações.
9. Utilização não autorizada da Conta Cartão Tipo 9.1. Verificando-se qualquer utilização não autorizada da Conta Cartão Tipo, o Membro Cartão Tipo deverá entrar de imediato em contacto com a Equipa de Apoio a Clientes que se encontra disponível 24 horas por dia, através do número de telefone (707 20 20 15) ou de outro indicado no site cartaotipo.novobanco.pt ou via fax através do número (21 850 57 90), dando-lhe conhecimento da ocorrência e demais dados que lhe sejam solicitados pela dita Equipa. 9.2. No prazo máximo de 48 horas após tal comunicação, o Membro Cartão Tipo deverá proceder à respetiva confirmação por escrito, através de correio eletrónico ou mediante carta registada remetida à Equipa de Apoio a Clientes, Apartado 8284, 1803-001. Desta confirmação escrita, deverão constar os seguintes elementos: (a) identificação da Conta Cartão Tipo (denominação e número); (b) data e se possível hora da última utilização autorizada da Conta Cartão Tipo (c) data e se possível hora aproximada da utilização não autorizada da Conta Cartão Tipo. 9.3. Efetuada a comunicação a que se refere o número 1 da presente cláusula, o novobanco procederá de imediato ao bloqueio da Conta Cartão Tipo. 9.4. O novobanco poderá reembolsar quaisquer quantias indevidamente debitadas na Conta Cartão Tipo se, atendendo às circunstâncias do caso, não subsistirem dúvidas de que o Membro Cartão Tipo respeitou sempre as condições de utilização da Conta Cartão Tipo e do Cartão Tipo e adotou sempre todas as medidas necessárias a evitar a utilização não autorizada da sua Conta Cartão Tipo, designadamente as relativas à respetiva segurança, e que essa utilização não autorizada não podia ser por ele evitada.
10. Relacionamento com os estabelecimentos comerciais Em circunstância alguma poderá o novobanco, por força do presente Acordo, ser responsabilizado por qualquer prejuízo que o Membro Cartão Tipo venha a sofrer, independentemente da sua natureza, resultante, direta ou indiretamente, (a) dos contratos celebrados entre o Membro Cartão Tipo e os estabelecimentos comerciais aderentes à rede Visa, para aquisição de bens ou serviços mediante utilização da Conta Cartão Tipo ou do Cartão Tipo (b) da não aceitação do número de Conta Cartão Tipo ou do Cartão Tipo em qualquer estabelecimento comercial aderente à rede Visa, resultante de falha e/ou deficiência de comunicações.
11. Vigência 11.1. O presente Acordo entra em vigor na data da sua aceitação por parte do Membro Cartão Tipo e durará por tempo indeterminado até denúncia ou rescisão por qualquer das partes. 11.2. A perda de qualidade de Membro Cartão Tipo, seja porque motivo for, determina o cancelamento imediato da Conta Cartão Tipo e do Cartão Tipo e a limitação da utilização do site cartaotipo.novobanco.pt. 11.3. Qualquer das Partes poderá denunciar o presente Acordo mediante comunicação escrita dirigida à outra parte com a antecedência de 15 dias sobre a produção dos respetivos efeitos. 11.4. O novobanco poderá resolver, de imediato, o presente Acordo, sempre que se verifique uma das seguintes circunstâncias: (a) o Membro Cartão Tipo utilize ou tente utilizar a sua Conta Cartão Tipo para efetuar pagamentos de montante superior aos Fundos Disponíveis na Conta Cartão Tipo ou ao respetivo Saldo; (b) o Membro Cartão Tipo tenha procedido à abertura de mais do que uma Conta Cartão Tipo; (c) o Membro Cartão Tipo utilize ou tente utilizar o sua Conta Cartão Tipo para a aquisição de produtos ou serviços ilegais ou cuja aquisição seja restringida pelo novobanco; (d) o Membro Cartão Tipo permita que terceiros utilizem a sua Conta Cartão Tipo (e) em caso de qualquer outro incumprimento, por parte do Membro Cartão Tipo, do disposto no presente Acordo ou das "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos". 11.5. A cessação do presente Acordo determina, de imediato, o cancelamento e bloqueio da Conta Cartão Tipo e do Cartão Tipo e a perda da qualidade de Membro Cartão Tipo com as consequências previstas no número 2 anterior. 11.6. O novobanco não é responsável pelo pagamento de quaisquer quantias referentes a transações efetuadas pelo Membro Cartão Tipo com a sua Conta Cartão Tipo, após a cessação do presente Acordo.
13. Responsabilidades das partes 13.1. O Membro Cartão Tipo é o único e exclusivo responsável pelos pagamentos efetuados através da sua Conta Cartão Tipo nos termos do presente Acordo e dentro dos limites do respetivo saldo. 13.2. O novobanco é responsável por quaisquer danos ou prejuízos resultantes de não se terem efetuado transferências tempestivas ou de as mesmas terem sido feitas por montantes incorretos, exceto: (i) se os Fundos Disponíveis da Conta Cartão Tipo forem insuficientes para efetuar a transferência ou o pagamento dos bens e/ou serviços; (ii) se tiverem desenvolvido os melhores esforços no sentido de corrigir quaisquer anomalias que tenham estado na origem dessas faltas; (iii) se ocorrerem circunstâncias para além do controlo do novobanco que impeçam a transferência, não obstante as medidas preventivas por esta implementadas; (iv) se o Saldo da Conta Cartão Tipo for penhorado ou objeto de qualquer outra medida judicial que impeça a respetiva movimentação. 13.3. O novobanco não se responsabiliza por qualquer atraso, suspensão ou interrupção da prestação do serviço, ou por qualquer incorreção ou defeito da mesma resultante de circunstâncias alheias ao seu controlo, designadamente, erros na transmissão, falhas técnicas, anomalias nos sistemas de comunicação utilizados, pelo sistema informático, ou pela corrente elétrica, comprometendo-se, única e exclusivamente a, logo que constatada a ocorrência de uma deficiência desta natureza a envidar esforços no sentido da sua resolução.
14. Alterações ao presente Acordo O novobanco reserva-se no direito de alterar unilateralmente o disposto no presente Acordo, mediante uma mensagem remetida por correio eletrónico dirigida ao Membro Cartão Tipo com a antecedência de 15 dias sobre a produção dos respetivos efeitos, assistindo neste caso ao Membro Cartão Tipo o direito de o denunciar em conformidade com o estabelecido na cláusula 12.3.
15. Direito especial de denúncia 15.1. O Membro Cartão Tipo poderá denunciar o presente Acordo no prazo de 14 dias após a sua celebração. 15.2. A resolução do presente Acordo nos termos do número anterior não importa para o Membro Cartão Tipo o pagamento do montante estabelecido na cláusula 13.1., continuando contudo a ser responsável pelo pagamento das demais quantias referentes a transações efetuadas com a Conta Cartão Tipo.
16. Comunicações Salvo se de outro modo se encontrar especificamente previsto no presente Acordo, o novobanco pode dirigir qualquer comunicação ao Membro Cartão Tipo, através de correio eletrónico ou de correio postal, comprometendo-se o Membro Cartão Tipo a informar de imediato o novobanco de qualquer alteração ao seu endereço de correio eletrónico e/ou endereço postal, através do site cartaotipo.novobanco.pt.
17. Informações 17.1. Sempre que o Membro Cartão Tipo efetuar uma transação poderá certificar-se de que a mesma foi efetuada e obter os respetivos comprovativos através do site cartaotipo.novobanco.pt. 17.2. Sempre que o Membro Cartão Tipo tiver quaisquer questões relacionadas com erros das transferências, histórico ou extrato da sua Conta Cartão Tipo, ou tiver necessidade de obter informações mais detalhadas acerca de qualquer movimento ocorrido na sua Conta Cartão Tipo, deverá telefonar para a Equipa de Apoio a Clientes através do número de telefone (707 20 20 15) ou de outro indicado no site cartaotipo.novobanco.pt. 17.3. Quando entrar em contacto com Serviço de Apoio a Clientes, o Membro Cartão Tipo deverá, conforme lhe for pedido: (i) indicar o seu nome, número de conta, número de telefone e endereço de correio eletrónico; (ii) descrever o erro ou transferência sobre o qual tem dúvidas (incluindo a data da transação e, se aplicável, o nome do comerciante), explicar o mais claramente possível a razão pela qual crê existir um erro ou a razão pela qual necessita de mais informação; e (iii) informar o montante em euros do suposto erro. 17.4. Se o contacto for efetuado via telefone, poderá o novobanco solicitar que o Membro Cartão Tipo, no prazo de dez dias úteis, envie por escrito a sua reclamação ou questão. 17.5. Dentro o prazo de 10 (dez) dias após ter sido contactada pelo Membro Cartão Tipo, o novobanco certificar-se-á se ocorreu ou não o erro que o Membro Cartão Tipo invoca, procedendo de imediato, em caso afirmativo, à sua correção. 17.6. Se o novobanco necessitar de mais tempo, poderá levar até 45 (quarenta e cinco) dias úteis para investigar a reclamação ou questão colocada pelo Membro Cartão Tipo. Nesse caso, o novobanco provisionará a Conta Cartão Tipo do Membro dentro de 10 (dez) dias úteis pelo montante que este pensa ser o correspondente ao erro, de forma a que o Membro possa usar integralmente os Fundos Disponíveis durante o período de tempo que o novobanco demora a concluir a sua investigação. 17.7. Caso o novobanco tenha solicitado ao Membro Cartão Tipo que coloque a reclamação ou a questão por escrito e esta não for recebida dentro do prazo de 10 (dez) dias, o novobanco não provisionará a Conta Cartão Tipo. 17.8. Se o novobanco concluir que não existiu qualquer erro, procederá à correção do montante indevidamente movimentado na Conta Cartão Tipo e o Membro Cartão Tipo receberá uma explicação escrita dentro do prazo de 3 (três) dias após a conclusão da investigação. 18.9. Ao Membro Cartão Tipo é assegurado o direito de solicitar cópias dos documentos que o novobanco usou na sua investigação.
18. Transmissão da Posição Contratual O Membro Cartão Tipo autoriza o novobanco a transmitir, total ou parcialmente, as respetivas posições contratuais entre si e a terceiros, desde que, se necessário, devidamente habilitados a exercer a atividade de emissão de moeda eletrónica.
19. Dados Pessoais Informatizados 19.1. Os dados pessoais recolhidos no âmbito do presente "Acordo de Membro e Abertura de Conta Cartão Tipo" ou no âmbito da contratação de produtos e serviços relacionados com a utilização do Cartão Tipo são suscetíveis de transmissão ou processamento informático. 19.2. O novobanco assegura, nos termos legais, o direito de informação, correção, aditamento ou supressão dos dados pessoais informatizados quando recolhidos, tratados ou cedidos por si ou por seu intermédio. Porém, o novobanco não se responsabiliza pela correção desses dados ou pela utilização que deles possa ser feita por terceiros. 19.3. O Membro Cartão Tipo autoriza o novobanco a proceder ao tratamento automatizado dos dados pessoais recolhidos no âmbito do processo de abertura da Conta Cartão Tipo, sua manutenção e na utilização nas Vantagens Cartão Tipo, destinando-se tais dados a integrar a Base de Dados Pessoais do novobanco, que na qualidade de responsável pelo tratamento, os utilizará com a finalidade de dar cumprimento às suas obrigações assumidas com os Membros Cartão Tipo e com os Parceiros. 19.4. O Membro Cartão Tipo, com a aceitação dos termos do presente "Acordo de Membro e Abertura de Conta Cartão Tipo" toma conhecimento dos termos constantes nos "Termos e Condições de Utilização do Site" e na sua "Política de Privacidade". Ao fornecer dados que possam considerar-se pessoais o utilizador autoriza o novobanco, na qualidade de responsável pelo tratamento, a proceder à respetiva recolha e tratamento por meio informático ou automatizado destinando-se tais dados a integrar a Base de Dados Pessoais do novobanco, que na qualidade de responsável pelo tratamento, os utilizará com a finalidade de dar cumprimento às suas obrigações assumidas. 19.5. No caso de participação em subprogramas Cartão Tipo que o novobanco desenvolva em parceria direta com um Parceiro de Negócio, as autorizações emitidas pelo Membro Cartão Tipo referidas nos números anteriores aplicam-se igualmente ao Parceiro de Negócio, que se torna corresponsável pelo tratamento, nos termos da Lei n.º 67/98, de 26 de outubro. 19.6. O Membro Cartão Tipo, com a aceitação dos termos do presente "Acordo de Membro e Abertura de Conta Cartão Tipo" toma conhecimento dos termos constantes nos "Termos e Condições de Utilização do Site" e na sua "Política de Privacidade", autoriza o novobanco a facultar o acesso e/ou a transmitir os seus dados pessoais a terceiros desde que tal seja indispensável à utilização e gestão da Conta Cartão Tipo e do Cartão Tipo, à participação em programas de incentivos ou em outras iniciativas Cartão Tipo, e à conceção, desenvolvimento, execução e gestão dos mesmos. 19.7. No caso do Membro Cartão Tipo participar num sub-programa que o novobanco desenvolva em parceria direta com um Parceiro de Negócio, implicando a emissão de um cartão co-branded e uma página web de registo próprio, o Membro Cartão Tipo autoriza o Parceiro de Negócio a utilizar esses dados para fins promocionais, nomeadamente para efeitos de campanhas de marketing direto.
20. Lei e Foro20.1. Todas e quaisquer questões relativas à interpretação, validade e execução do presente Acordo serão reguladas de acordo com a lei portuguesa, sendo esta a única aplicável.20.2. Para resolução de todos os eventuais litígios emergentes da interpretação, aplicação e execução do presente Acordo, será competente o foro da comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Tomei conhecimento e aceito os termos do presente Acordo bem como os Termos e Condições de Utilização do Site, as "Condições Gerais de Utilização dos Cartões Pré-Pagos" e a respetiva Política de Privacidade.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO SITE cartaotipo.novobanco.pt
A Política de Privacidade do site cartaotipo.novobanco.pt traduz o firme compromisso do NOVO BANCO S.A. (novobanco) em relação à privacidade da informação sobre os Membros, Contas, Cartões ou outros Serviços Cartão Tipo.Ao visitar o site cartaotipo.novobanco.pt e ao utilizar Contas, Cartões ou outros Serviços Cartão Tipo o Membro Cartão Tipo tem conhecimento e aceita os termos da Política de Privacidade relativa: (a) ao tipo dados pessoais que são recolhidos do ou sobre o Membro Cartão Tipo; (b) ao modo como esses dados são utilizados; (c) com quem podem esses dados ser partilhados; (d) às opções que o utilizador tem à sua disposição quanto à recolha, uso e transmissão dos seus dados pessoais; (e) ao tipo de medidas de segurança implementadas para a proteção contra perda, uso incorreto ou alteração dos dados confiados ao novobanco; (f) ao modo como é que pode corrigir quaisquer inexatidões sobre os seus dados.Se o Membro Cartão Tipo constatar deficiências na Política de Privacidade, deverá contactar a Equipa de Apoio a Clientes, pelo número de telefone 707 20 20 15 ou através do seguinte email: ajuda@novobanco.pt.
RECOLHA E UTILIZAÇÃO DOS DADOS PESSOAISO novobanco poderá proceder à recolha dos seguintes dados relativos aos Membros Cartão Tipo: (a) dados proveniente do registo; (b) dados sobre transações; (c) informação obtida através de Browser; (d) informação opcional que o Membro Cartão Tipo voluntariamente fornece durante o processo de registo, nas ofertas, nas promoções, ou noutros programas.O Membro Cartão Tipo autoriza o novobanco a proceder ao tratamento automatizado dos dados pessoais recolhidos no âmbito do processo de abertura da conta-cartão e durante a manutenção desta, destinando-se tais dados a integrar um Ficheiro de Dados Pessoais do novobanco, que, na qualidade de responsável pelo seu tratamento, os poderá utilizar para implementar e desenvolver programas e incentivos.A informação recolhida pelo novobanco e por ela disponibilizada no site cartaotipo.novobanco.pt, bem como o respetivo tratamento, são propriedade do novobanco, encontram-se protegidos por lei e não serão divulgados em condições diferentes das anunciadas.
REGISTO DO UTILIZADOROs Utilizadores têm ao seu dispor um Portal (cartaotipo.novobanco.pt) através do qual têm de ativar o seu Cartão1. Aceder ao site cartaotipo.novobanco.pt2. Inserir o e-mail e a password (1)Após esta operação o cartão deve ser carregado de forma a ficar apto para qualquer tipo de transação.Nota: A password a utilizar corresponde aos 6 últimos dígitos do n.º de cartão; o utilizador pode alterar a password.A password é utilizada para verificar a identidade do Membro Cartão Tipo quando este se liga ao site cartaotipo.novobanco.pt e o identificador pessoal único, juntamente com a resposta à pergunta secreta fornecida aquando do processo de registo, são utilizados para verificar a identidade do Membro quando este entra em Contacto telefónico com a Equipa de Apoio a Clientes do novobanco.
INFORMAÇÃO OPCIONALDurante o processo de registo, o novobanco poderá ainda solicitar ao utilizador que preste qualquer informação opcional relativa, designadamente ao nível de escolaridade, sexo, estado civil, profissão e interesses que tenha.Caso os utilizadores aceitem fornecer este tipo de dados autorizam simultaneamente o novobanco a usá-los para definir e propor ofertas especiais tendo em conta que os seus parceiros adaptam as respetivas ofertas, promoções e programas às características dos destinatários.Caso o utilizador não aceite fornecer estes dados, não poderá participar nesses programas e ofertas, e o novobanco não terá a possibilidade de direcionar a informação para melhorar a experiência do utilizador com o site cartaotipo.novobanco.pt, nomeadamente através da disponibilização de conteúdos que reflitam os seus interesses.
INFORMAÇÕES SOBRE AS TRANSAÇÕESQuando o Membro Cartão Tipo movimenta a sua conta-cartão para efetuar uma aquisição junto de um estabelecimento comercial o novobanco recolhe desse estabelecimento a seguinte informação: nome do estabelecimento, descrição da transação e montante gasto.
INFORMAÇÃO DOS BROWSERO novobanco recolhe informação dos programas de consulta e pesquisa do computador do Membro Cartão Tipo – browsers – que lhe permite identificar as características do dito computador, usando-a, subsequentemente, para melhorar a gestão do site cartaotipo.novobanco.pt e para adaptar os seus serviços ao computador do Membro.
COOKIESO novobanco utiliza uma característica dos browsers para colocar mecanismos de identificação - cookies - no computador do Membro Cartão Tipo. Os cookies podem ser definidos como informações armazenadas pelo browser no computador do Membro Cartão Tipo, que permitem ao novobanco identificar o Membro, ligá-lo à sua Conta personalizada e prestar ao Membro Cartão Tipo serviços personalizados.Os cookies não permitem ler a informação contida no disco rígido do computador do Membro Cartão Tipo. Se ainda assim o Membro Cartão Tipo decidir não aceitar a colocação de cookies, poderá continuar a utilizar a maior parte das funções do site cartaotipo.novobanco.pt, embora fique limitado no tipo de programas de incentivos em que poderá participar. Para além disso, o novobanco não será capaz de futuramente identificar o utilizador.
PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAISOs elementos e dados recolhidos pelo novobanco no âmbito do processo de abertura da conta-cartão associada ao Cartão Tipo e durante a manutenção desta, terão um tratamento automatizado, destinando-se a integrar um Ficheiro de Dados Pessoais do novobanco que esta poderá utilizar para a gestão e funcionamento da conta-cartão, para a realização ou gestão de operações conexas com a referida conta, para a gestão da relação comercial com o Membro Cartão Tipo, para a adequação do fornecimento de produtos a cada Membro Cartão Tipo, para ações de promoção e marketing dos serviços Cartão Tipo e para o cumprimento de todas as disposições legais ou regulamentares aplicáveis.Sem prejuízo do direito de oposição do Membro Cartão Tipo consagrado no artigo 12º da Lei nº 67/98, de 26 de outubro, o novobanco procederá ao tratamento (por meio informático ou automatizado) dos dados supra referidos, podendo cedê-los ou transmiti-los a quaisquer seus parceiros de negócios, atuais ou futuros, a entidades prestadoras de serviços que fornecem a estrutura tecnológica e operacional para as atividades por si desenvolvidas e a instituições, que se encontrem, de forma direta ou indireta, em relação de domínio ou grupo com o NOVO BANCO, S.A.
PARTILHA DE DADOS COM PARCEIROS DE NEGÓCIOOs dados que o novobanco recolhe são partilhados com os seus parceiros de negócios. O novobanco partilha ainda tais dados, numa base agregada e/ou pessoalmente identificável, com entidades que fornecem meios para muitas das suas operações e que necessitam desses dados para desempenharem essas funções. O novobanco obteve das referidas entidades o compromisso de não transmitirem esses dados para fins que não estejam relacionados com as transações e de não procederem à sua utilização para quaisquer fins promocionais.No entanto, fica o utilizador do cartão informado que os parceiros de negócio, em sub-programas desenvolvidos em parceria direta com o novobanco (com emissão de cartão co-branded e página web de acesso própria), poderão utilizar esses dados para fins promocionais, nomeadamente para efeitos de campanhas de marketing direto.O novobanco utiliza os serviços dos seus parceiros para a produção e distribuição dos Cartões Tipo, sendo necessário, para o fornecimento dos Serviços Cartão Tipo, proceder à transmissão desses dados a tais entidades.Estas entidades poderão pontualmente entrar em contacto com o Membro Cartão Tipo para recolherem informação acerca de como podem melhorar os serviços do novobanco, aumentando, consequentemente, o benefício obtido pela utilização dos Serviços Cartão Tipo. Se o Membro Cartão Tipo não deseja que o novobanco transmita esse tipo de informação, poderá declará-lo aquando do processo de registo ou, subsequentemente, na alteração dos seus dados de conta.
ENTIDADES TERCEIRAS E TRANSMISSÃO DE DADOSPara além dos parceiros acima mencionados, o novobanco não transmite a terceiras entidades os dados pessoais do Membro Cartão Tipo sem o seu consentimento, nem partilha informação relativa aos hábitos de compras individuais.O novobanco poderá revelar a terceiras entidades, por exemplo, o número de Membros Cartão Tipo que praticam desporto, mas não pode fornecer às mesmas, o nome, o endereço ou outro seu dado pessoal.O novobanco informará diretamente o Membro Cartão Tipo das promoções efetuadas por terceiras entidades sem que para tal tenha que transmitir às mesmas os seus dados pessoais.Baseada apenas na utilização que faz dos dados pessoais, o novobanco transmitirá unicamente as ofertas de terceiras entidades que sejam especificamente direcionadas ao Membro Cartão Tipo.Para ter a possibilidade de visionar conteúdos e de obter bens e serviços de terceiras entidades, poderá o Membro Cartão Tipo querer fornecer diretamente às mesmas os seus dados pessoais. Estas terceiras entidades possuem as suas próprias políticas de privacidade sobre as quais o novobanco não exerce qualquer controlo.
Nos sites destas terceiras entidades, e antes de fornecer os seus dados pessoais, deverá o Membro Cartão Tipo proceder à leitura das respetivas políticas de privacidade de modo a ficar informado do modo como os mesmos são recolhidos e utilizados. O novobanco não tem qualquer responsabilidade pelas políticas de privacidade e outros aspetos dos sites para os quais o site cartaotipo.novobanco.pt estabelece ligações - links, - designadamente pelo conteúdo dos mesmos e por quaisquer cookies que esses sites possam colocar no computador do Membro Cartão Tipo. Estes links são apenas disponibilizados por razões de conveniência.
SEGURANÇAO site cartaotipo.novobanco.pt toma todas as medidas de segurança para a proteção dos dados pessoais dos seus utilizadores. Para uma descrição completa das políticas de segurança da Clarity, por favor consulte a nossa Declaração de Segurança.Se tiver qualquer outra questão relativa à segurança do site cartaotipo.novobanco.pt, envie um e-mail para ajuda@novobanco.pt.
INFORMAÇÃO FORNECIDA POR TERCEIROSSempre que o Membro Cartão Tipo usa o seu Cartão Tipo para adquirir bens ou serviços num estabelecimento comercial, a respetiva identificação do comerciante e o montante total gasto na transação serão transmitidos ao novobanco.
OPTING OUTO Membro Cartão Tipo tem o direito e a possibilidade de recusar a transmissão dos seus dados pessoais a terceiros não relacionados com o novobanco, com exceção dos fornecedores e prestadores de serviços do novobanco, devendo, para exercer esse direito, indicá-lo no formulário do processo de registo.O novobanco concede aos Membros Cartão Tipo a possibilidade de recusarem a receção de comunicações via e-mail relativas a promoções do cartaotipo.novobanco.pt e de terceiros. Para o efeito deverão proceder de acordo com as seguintes instruções: entre na secção "Meu Cartão Tipo" através do site cartaotipo.novobanco.pt selecione "Dados pessoais"; efetue as necessárias alterações à informação; selecione "efetuar Alterações".
ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADEApós a colocação de aviso prévio no site cartaotipo.novobanco.pt, o novobanco reserva-se o direito de proceder a alterações, emendas ou atualizações da presente Política de Privacidade.Se o novobanco decidir proceder a alterações da sua Política de Privacidade, colocará à disposição dos Membros Cartão Tipo tais alterações de modo a que estes tenham sempre conhecimento da forma como recolhe, utiliza e transmite a informação.O uso continuado de Contas, Cartões ou outros Serviços Cartão Tipo, ou do site cartaotipo.novobanco.pt, após a divulgação dessas alterações, faz presumir o consentimento à utilização dos dados de acordo com tais alterações, emendas ou atualizações.
RESPONSABILIDADES DO MEMBRO CARTÃO TIPOO novobanco não pode assegurar a privacidade do Membro Cartão Tipo se este não tomar medidas adequadas para se proteger e, consequentemente, o Membro Cartão Tipo não deverá revelar a ninguém a sua password.
CORREÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS PESSOAISO perfil de dados pessoais de cada Membro Cartão Tipo pode ser consultado a qualquer momento em lugar próprio do site cartaotipo.novobanco.pt o que permite detetar eventuais incorreções. Se os dados pessoais do Membro Cartão Tipo se alterarem, incluindo os de menor importância, ou se o Membro Cartão Tipo desejar restringir as funcionalidades postas à sua disposição o novobanco procederá à correção ou atualização dos mesmos.Quaisquer correções ou atualizações podem também ser normalmente efetuadas na secção "Meu Cartão Tipo" do site cartaotipo.novobanco.pt ou através de e-mail enviado para a Equipa de Apoio a Clientes em: ajuda@novobanco.pt.
CONDUTA IMPRÓPRIA E TRANSMISSÃO FORÇADAA presente Política de Privacidade não será aplicável se o Membro Cartão Tipo praticar atividades ilegais. O novobanco poderá, nomeadamente, transmitir às autoridades judiciais, os dados pessoais dos Membros Cartão Tipo suspeitos de terem usado o site cartaotipo.novobanco.pt ou qualquer site com este relacionado com intuitos fraudulentos, proibidos por lei ou contrários ao Acordo de Membro e conta-cartão ou aos Termos e Condições de Utilização do Site.
DECLARAÇÃO DE SEGURANÇAA Declaração de Segurança manifesta o firme compromisso do novobanco relativamente à segurança dos Membros Cartão Tipo e o seu esforço permanente no sentido de manter elevados níveis de segurança.O novobanco acredita que os dados pessoais dos Membros Cartão Tipo e as transações financeiras são matérias extremamente sensíveis e que merecem a melhor proteção, razão pela qual efetua regularmente revisões dos protocolos de segurança do site cartaotipo.novobanco.pt.
POLÍTICA DE SEGURANÇA VISATodas as transações e movimentos das Contas e Cartões Tipo são efetuadas através do sistema e da rede VISA e, como tal, estão abrangidas pela política de segurança da VISA. A política de segurança da VISA protege todas as transações e movimentos das Contas e Cartões Tipo que ocorrem no Sistema VISA, bem como o Membro Cartão Tipo, relativamente a atividades fraudulentas.Desde que observe os Termos e Condições de Utilização das Contas, Cartões e Serviços Cartão Tipo o Membro Cartão Tipo não será responsável por qualquer aquisição fraudulenta, online ou offline, com base na sua Conta ou Cartão.
TECNOLOGIA DE ENCRIPTAÇÃOTodas as transações de Internet através do site cartaotipo.novobanco.pt, incluindo as relativas ao registo e transferências, encontram-se protegidas pela tecnologia de encriptação "Secure Socket Layer" (SSL).A informação que é protegida pelo SSL não pode ser objeto de descodificação ou de leitura durante a transmissão, uma vez que é encriptada no computador do Membro Cartão Tipo, posteriormente enviada pela Internet como um código aleatório e depois descodificada no server do novobanco.Tanto o Netscape Navigator como o Microsoft Internet Explorer suportam a tecnologia SSL e sites exigentes em termos de segurança utilizam este protocolo para a proteção da informação do utilizador.O novobanco nunca aceita ou transmite dados pessoais na Internet sem este mecanismo de segurança.
FIREWALLSOs dados transmitidos ao novobanco são armazenados numa base de dados segura e essa informação apenas é acedida para o cumprimento de ordens e respostas a questionários específicos sobre os Cartões e as contas-cartao associadas ao Cartão Tipo.O novobanco utiliza firewalls para limitar o acesso aos servidores a pessoas autorizadas, bem como para bloquear a entrada de hackers e outros visitantes não autorizados.
ACESSO INTERNO LIMITADOInternamente o novobanco circunscreve o acesso a dados pessoais por parte dos seus trabalhadores que necessitam de aceder aos mesmos para o cumprimento das suas funções laborais, como é o caso da Equipa de Apoio a Clientes. Todos os trabalhadores são treinados intensivamente no que diz respeito às medidas de segurança implementadas pelo novobanco.
PASSWORDSNo impresso de adesão ao Cartão Tipo, e para determinar a sua identificação, deverá o utilizador fornecer um endereço de e-mail.Os Membros Cartão Tipo apenas podem associar à sua conta-cartão um endereço de e-mail, cuja autenticidade é sujeita a verificação.Para ter acesso à sua Conta online, deverá o utilizador usar esta password e endereço de e-mail prevenindo-se assim a utilização não autorizada da conta-cartão.
CARD VERIFICATION VALUEPara evitar a utilização fraudulenta do Cartão Tipo, a cada cartão é atribuído um determinado card verification value que consiste num número que é impresso no verso do Cartão Tipo e que representa um elemento adicional de identificação do titular do cartão.
CONTACTO DO NOVOBANCOSe o utilizador tiver dúvidas acerca da Política de Privacidade, da Declaração de Segurança, ou em geral das características e modo de funcionamento do site cartaotipo.novobanco.pt poderá esclarecê-las junto da Equipa de Apoio a Clientes, através do número de telefone 707 20 20 15 ou através do seguinte email: ajuda@novobanco.pt.Para consultar o Preçário de Cartões do novobanco, clique aqui.
Poderá solicitar o cartão preenchendo o formulário disponível aqui.
Para entregar o seu pedido utilize uma das seguintes formas:
Por favor, indique-nos o seu e-mail, utilizado no registo do Cartão Tipo, e ser-lhe-à enviada a Password. Para sua segurança este processo é automático. Desta forma ninguém tem acesso à sua Password.